Ilha do Campeche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Ilha do Campeche vista da praia do Campeche, na Ilha de Santa Catarina.

A Ilha do Campeche é uma ilha localizada em Florianópolis, próxima a ilha de Santa Catarina. Fica a cerca de 1,6 km ao leste da praia do Campeche, no Oceano Atlântico. Tem cerca de 1,6 km de comprimento no sentido norte-sul. Seu uso e conservação estão definidos na Portaria do IPHAN nº 691, de 23 de novembro de 2009.

Etimologia

O nome da ilha vem da presença do pau-campeche no local e aparece nos mapas desde o início do século XIX, sendo que o nome da ilha deu o nome também ao bairro Campeche.[1]

Visitação

A ilha do Campeche conta com apenas uma praia, localizada no lado oeste. Já no interior da Ilha é possível encontrar um vasto acervo arqueológico, datadas de 5000 a 3500 a.C. As trilhas para observação do patrimônio arqueológico somente são acessadas com o acompanhamento de guias e pagamento de taxa.

O acesso à ilha é feito através de barcos que partem da Armação, da Barra da Lagoa e do Campeche.

Limite de desembarques diários

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional limitou o número de desembarques na Ilha do Campeche em 770 pessoas durante os meses de março e novembro. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são admitidas diariamente até 800 pessoas.

Proibições

Não é permitido na Ilha do Campeche a prática de campismo, preparação de churrasco, manufatura de fogueiras, uso de fogos de artifício, assim como o desembarque de espécimes de fauna e flora.

Ver também

Referências

  • [1] Portaria nº 691 de 2009 do IPHAN
  • [2] Notícias do Dia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.